Menu
Mundo

Irã vai enriquecer “qualquer volume” de urânio que quiser, diz presidente

Os comentários de Rouhani vêm num momento de elevadas tensões entre Irã e EUA em relação ao acordo, que Trump, abandonou há mais de um ano

Lindauro Gomes

03/07/2019 10h54

Iran’s President Hassan Rouhani attends a meeting with Russia’s President Vladimir Putin on the sidelines of the Shanghai Cooperation Organisation (SCO) summit in Bishkek, Kyrgyzstan June 14, 2019. Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS ATTENTION EDITORS – THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY.

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, alertou hoje parceiros europeus em seu acordo nuclear que Teerã irá ampliar o enriquecimento de urânio para “qualquer volume que quisermos” a partir de domingo (07), intensificando a pressão para que a Europa apresente uma solução para sanções dos Estados Unidos que têm o país persa como alvo.

Os comentários de Rouhani vêm num momento de elevadas tensões entre Irã e EUA em relação ao acordo, que o presidente americano, Donald Trump, abandonou há mais de um ano.

Na segunda-feira (01), autoridades admitiram que o Irã ultrapassou o limite estipulado no acordo para a estocagem de urânio enriquecido. 

Rússia 

 Sergei Lavrov. Foto: Reuters

Ainda nesta terça (2) o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, pediu ao Irã que respeite os pontos-chave do acordo nuclear assinado em 2015. Na segunda-feira, o governo iraniano anunciou que violou, pela primeira vez, o limite de armazenamento de urânio de baixo enriquecimento, estabelecido em 300 quilos. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou a informação.

Fazemos um chamado a nossos colegas iranianos para que mostrem moderação, não cedam em nenhum caso às emoções e respeitem os pontos-chave das garantias oferecidas à AIEA”, declarou Lavrov, depois de se reunir com o chanceler da Irlanda, Simon Coveney.

Em 2015, o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) foi assinado pelo Irã e por cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – EUA, Reino Unido, França, China e Rússia – além da Alemanha. Pelo compromisso firmado, os iranianos concordaram em limitar seu enriquecimento de urânio sob a vistoria de inspetores da ONU em troca da suspensão das sanções econômicas.

Desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA, porém, a Casa Branca vem endurecendo as sanções e isolando Teerã. Em maio de 2018, Trump decidiu retirar o país do acordo – que havia sido uma promessa de campanha.

Nesta terça, Lavrov pediu que os países europeus cumpram seus compromissos e implementem um mecanismo criado para contornar as sanções econômicas dos EUA, mantendo o fluxo comercial com o Irã

De acordo com o chanceler russo, sem o novo mecanismo financeiro, com o qual se realizarão transações com o Irã, “será muito difícil manter um diálogo efetivo para conservar o JCPOA”.

Para Lavrov, foram as sanções americanas que forçaram Teerã a superar os limites de suas reservas de urânio.

“Em maio, os EUA aprovaram um novo pacote de sanções que proibia qualquer país de comprar os excedentes de urânio e água pesada do Irã. Em essência, com este passo, os EUA proibiram todos os países da ONU de cumprir a resolução do Conselho de Segurança que aprovou o acordo nuclear.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado