fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Mundo

Índia se revolta com estupro seguido de assassinato

A vítima era de uma família Dalit, casta da cultura hindu marginalizada e antes conhecida como “intocáveis”

Avatar

Publicado

em

Hindustan Times via Getty Images
PUBLICIDADE

Um estupro seguido de assasinato de uma garota de 13 anos revoltou a população da Índia na última semana. De acordo com a polícia local, dois homens da vila em que a adolescente vivia, no estado de Uttar Pradesh, foram presos sob suspeita de assassinato depois que o corpo da vítima foi encontrado. As acusações adicionais de estupro e estupro coletivo foram feitas somente após a realização de uma autópsia.

A menina saiu de casa na tarde da última sexta-feira (14) para ir ao banheiro nos campos próximos, explicou Sandeep Kumar, um oficial da polícia de Uttar Pradesh. 

Quando sua família sentiu falta e começou a procurar encontrou seu corpo em um canavial. Na autópsia ficou evidente que a garota foi estuprada e estrangulada, mas a investigação ainda está em andamento.  

A vítima era de uma família Dalit, casta da cultura hindu marginalizada e antes conhecida como “intocáveis”. Mesmo tendo sido abolida em 1950 na Índia, a hierarquia social imposta à população ainda existe em alguns aspectos e locais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chandrashekhar Azad, ativista dos direitos dos Dalits, relatou que a opressão contra a casta está “no auge” sob o governo do primeiro-ministro Narendra Modi, do partido Bharatiya Janata.

“Nossas filhas não estão seguras, nossas casas não estão seguras, há uma atmosfera de medo por toda parte”, escreveu Azad em publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia revoltou militantes indianos, que lutam contra o problema generalizado da violência sexual contra as mulheres.

“O assassinato cruel após o estupro de uma adolescente em Lakhimpur Kheri é um incidente chocante para a humanidade”, disse Akhilesh Yadav, ex-ministro-chefe do estado de Uttar Pradesh e membro do partido de oposição ao governo atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade