Menu
Mundo

Guaidó diz que “nunca” será um bom momento para negociar com Maduro

Representantes foram para Oslo, em maio, para discussões incentivadas pelo governo da Noruega, mas não conseguiram chegar a qualquer tipo de acordo

Aline Rocha

03/07/2019 8h20

Foto: Agência Brasil

Juan Guaidó, líder de oposição venezuelana, afirmou, nessa terça-feira (2), que “nunca” haverá um bom momento para negociar com o presidente Nicolás Maduro, descartando uma nova rodada de conversas para pôr fim à crise política do país.

Em maio, os dois políticos enviaram representantes para Oslo, com o objetivo de concretizar discussões incentivadas pelo governo da Noruega, mas as partes não conseguiram chegar a qualquer tipo de acordo.

No sábado (29), pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que as negociações seriam reiniciadas nesta semana. Já de acordo com Guaidó, não havia “anúncio oficial de que ele compareceria a uma nova rodada” de diálogo.

“Nunca será um bom momento para a mediação… com sequestradores, violadores de direitos humanos, e com uma ditadura”, disse Guaidó a jornalistas na Assembleia Nacional, controlada pela oposição e dirigida por ele.

Poucos detalhes foram revelados sobre as negociações de Oslo entre os representantes de Maduro e Guaidó, que se autoproclamou presidente interino e denuncia Maduro como um usurpador ilegítimo que provocou recessão nos últimos cinco anos.

Os comentários de Guaidó ocorrem quando a oposição expressa indignação diante da morte, na semana passada, do capitão da Marinha Rafael Acosta, enquanto estava detido em custódia militar. A esposa do capitão e grupos de direitos humanos acusam o governo Maduro de torturar Acosta e de se recusar a esclarecer as circunstâncias da morte.

O procurador-chefe da Venezuela acusou, na segunda-feira (1º), dois oficiais de Inteligência de homicídio em conexão com a morte de Acosta, sem explicar como ele teria sido morto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado