Menu
Mundo

Governo recorre da decisão da Justiça que obriga Brexit passar por Parlamento

Agência Estado

01/01/1970 4h00

Atualizada

O governo da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, deve entrar hoje com um pedido na Suprema Corte do país para revogar uma sentença orientando que o Parlamento tenha a última palavra sobre as negociações da saída do país da União Europeia.

May planeja invocar o Artigo 50 e iniciar o período de negociações sobre o divórcio com a UE utilizando um instrumento conhecido como prerrogativa real. Estes poderes eram oferecidos aos reis do país e foram repassados aos políticos, e permitem que o governo se junte ou deixe tratados internacionais sem consulta do Legislativo.

Esse plano é ameaçado por um recurso feito pela empresária Gina Miller e pelo cabeleireiro Deir Dos Santos, que alegaram que a saída do bloco irá retirar parte de seus direitos, incluindo o de livre circulação dentro do bloco, e que isso não poderia sr feito sem aprovação parlamentar.

No mês passado, três dos onze juízes da Suprema Corte concordaram com o recurso.

O governo irá defender que o povo britânico já deu sua opinião durante o plebiscito de 23 de junho. O argumento é de que a votação iria submeter ao Parlamento “precisamente a mesma pergunta” que foi colocada naquele momento. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado