Menu
Mundo

Federação norte-americana proíbe empresas aéreas de sobrevoar região de conflito

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) restringiu voos no espaço aéreo sobre Iraque, Irã e as águas do Golfo Pérsico e do Golfo de Omã

Redação Jornal de Brasília

08/01/2020 0h47

Iranian mourners take part in a funeral procession in Enghelab square in the capital Tehran on January 6, 2020, for slain military commander Qasem Soleimani, Iraqi paramilitary chief Abu Mahdi al-Muhandis, and other victims of a US attack. – Downtown Tehran was brought to a standstill as mourners flooded the Iranian capital to pay an emotional homage to Soleimani, the “heroic” general who spearheaded Iran’s Middle East operations as commander of the Revolutionary Guards’ Quds Force and was killed in a US drone strike on January 3 near Baghdad airport. (Photo by ATTA KENARE / AFP)

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) proibiu as empresas aéreas registradas nos Estados Unidos a sobrevoar Iraque, Irã e o Golfo Pérsico.

“A FAA emitiu avisos aos pilotos esta noite explicando as restrições de voo (…) no espaço aéreo sobre Iraque, Irã e as águas do Golfo Pérsico e do Golfo de Omã”.

“A FAA continuará monitorando de perto os eventos no Oriente Médio”.

Congresso repercute situação de guerra

A líder do Partido Democrata na Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, declarou que os Estados Unidos “devem garantir a segurança dos membros das nossas forças, deter as provocações desnecessárias da administração e exigir que o Irã para com sua violência”. Segundo Pelosi, “os Estados Unidos e o mundo não podem se permitir a guerra”.

O congressista Eliot Engel, presidente do Comitê de Relações Exteriores, disse à CNN que os ataques “podem muito bem” significar que os Estados Unidos estão em guerra.

Bolsa asiática em queda e barril do petróleo em alta

O ataque derrubou as Bolsas asiáticas na manhã de quarta-feira. Por volta das 10H15 local, a Bolsa de Tóquio recuava 2,44%, Hong Kong perdia 1,35%, Xangai, 0,47%, e Shenzhen, 0,63%. Já os preços do petróleo subiam com força no marcado asiático. O barril do WTI era cotado a 65,54 dólares, em alta de 2,84 dólares ou 4,53%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado