Menu
Mundo

Ex-presidente sudanês Bashir condenado a dois anos de detenção por corrupção

Bashir, que acompanhou as audiências em uma espécie de jaula de metal, acredita que é objeto de um “julgamento político”, segundo seus advogados

Redação Jornal de Brasília

14/12/2019 10h34

Sudan’s deposed military president Omar al-Bashir sits in a defendant’s cage during his corruption trial at a court in Khartoum on December 14, 2019. – A Sudanese court ordered former president Omar al-Bashir to be detained for two years in a correctional centre for corruption in one of several cases against the ousted autocrat. Bashir, who was toppled by the army in April after months of mass demonstrations, was convicted of graft and “possession of foreign currency”, judge Al Sadiq Abdelrahman said. (Photo by – / AFP)

O ex-presidente sudanês Omar al-Bashir foi condenado neste sábado por um tribunal de Cartum a dois anos de detenção por corrupção, depois de ter sido deposto em abril por um movimento de protesto e posteriormente detido.

Bashir, 75 anos, que governou o país durante 30 anos com mão de ferro, foi julgado por um tribunal especial e declarado culpado por “corrupção” e “posse ilegal de fundos estrangeiros”.

O juiz explicou que o ex-presidente cumprirá a condenação em um centro de detenção para pessoas de idade avançada porque, segundo a lei sudanesa, os cidadãos com mais de 70 anos não podem ir para a prisão.

Um dos advogados de Bashir, Hashimi el-Gaaly, afirmou que o “ex-presidente é um oficial do exército que não deseja redução de condenação porque não quer ser objeto da clemência de ninguém”.

Outro advogado, no entanto, declarou que o ex-presidente vai apelar, apesar de “não confiar no sistema judicial sudanês”.

Bashir, que acompanhou as audiências em uma espécie de jaula de metal, acredita que é objeto de um “julgamento político”, segundo seus advogados.

O magistrado também ordenou o confisco dos recursos encontrados na residência de Bashir após sua detenção em abril: 6,9 milhões de euros, 351.770 dólares e 5,7 milhões de libras sudanesas.

Fora do tribunal, dezenas de partidários do ex-presidente expressaram decepção com o veredicto.

Após o anúncio da sentença, um grande dispositivo de segurança foi instalado no centro de Cartum para controlar possíveis manifestações nas próximas horas de simpatizantes do ex-chefe de Estado.

Bashir, que chegou ao poder em 1989 graças a um golpe de Estado, está detido desde abril em uma prisão de Cartum.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado