Menu
Mundo

EUA: principais pré-candidatos democratas criticam ataque ordenado por Trump

Membros do Partido Republicano de Donald Trump, por sua vez, defenderam a decisão do bombardeio. Ação repercute internacionalmente

Redação Jornal de Brasília

03/01/2020 9h47

O presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (EUA).

Os democratas Joe Biden, Bernie Sanders e Elizabeth Warren, que estão entre os principais pré-candidatos do partido às eleições presidenciais deste ano, criticaram a decisão do presidente americano, Donald Trump, de ordenar um ataque aéreo no Iraque, com objetivo de matar o general Qassem Soleimani, comandante das Forças Quds, uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã.

No Twitter, Biden, senador e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, afirmou que Trump acaba de jogar “um dinamite em uma caixa de areia” com o ataque e, assim, poderia deixar seu país “à beira de um grande conflito no Oriente Médio”. Ele cobrou ainda uma explicação da estratégia do republicano para manter as tropas e a embaixada em Bagdá seguros. “O Irã certamente responderá”, disse. Teerã prometeu “retaliação severa”.

Também na rede social, o senador Sanders afirmou que “a perigosa escalada de Trump no conflito com o Irã nos aproxima de outra guerra desastrosa no Oriente Médio que pode custar inúmeras vidas e trilhões de dólares a mais”. Já a senadora Warren chamou a ação de “imprudente”, pois “aumenta a probabilidade de mais mortes e novos conflitos no Oriente Médio. Nossa prioridade deve ser evitar outra guerra cara”.

Republicanos

Membros do Partido Republicano de Trump, por sua vez, defenderam a decisão. O senador Lindsey Graham, apoiador próximo do presidente, afirmou que o ataque foi uma “resposta direta à agressão iraniana orquestrada pelo general Soleimani e seus procuradores”.

Também senador, o republicano Jim Inhofe afirmou que os EUA “não buscam nem devem procurar guerra, mas responderão em espécie àqueles que ameaçam nossos cidadãos, soldados e amigos”.

 

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado