Menu
Mundo

Estudo sugere que covid-19 pode ser passado pelo sêmen

Os testes apenas foram realizados em homens já que, até o momento, não há comprovação da presença do vírus em secreção vaginal

Redação Jornal de Brasília

08/05/2020 15h54

Pesquisas apontam que o novo coronavírus pode sobreviver por cerca de 72 horas em superfícies

Pesquisadores de um hospital de Shangqiu, uma cidade na província de Henan, na China, descobriram, em um grupo de 38 homens, a presença do novo coronavírus no esperma. A descoberta sugere que o covid-19 pode ser transmitido sexualmente. 

À VEJA, especialistas explicaram que a descoberta é importante para determinar se existe ou não o risco de transmissão do novo vírus por meio de ato sexual, mas ainda faltam estudos que mostram que uma partícula presente não está infectada.

“Ainda não há evidências científicas de que possa ser transmitido por contato sexual, mas isso poderá ocorrer em estudo e logo saberemos. Ter conhecimento de que uma partícula de vírus é infectante ou não é fundamental, porque, a partir disso, outras pesquisas serão desenvolvidas para tentar elucidar uma relação sexual pode ter algum papel na transmissão ”, explica Raquel Stucchi , infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Os testes apenas foram realizados em homens já que, até o momento, não há comprovação da presença do vírus em secreção vaginal. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado