Menu
Mundo

Especialistas dizem que coronavírus pode ser transmitido pelo olho

Segundo eles, o vírus pode se disseminar por meio de tosses e espirros, podendo percorrer o corpo humano até chegar aos olhos

Redação Jornal de Brasília

27/01/2020 18h32

Foto: AFP

Segundo especialistas chineses é “absolutamente possível” que o coronavírus seja transmitido pelos olhos. Eles afirmam que o contágio pode acontecer se o paciente encostar as mãos infectadas no globo ocular. Segundo o jornal Daily Mail, o médico chinês Wang Guangfa diz temer ter contraído a doença por não usar óculos protetores durante o trabalho.

Especialistas em contágio da infecção ouvidos pelo jornal britânico disseram, ainda, que o vírus pode se disseminar por meio de tosses e espirros, podendo percorrer o corpo humano até chegar aos olhos. 

“Não é incomum que gripes e outras viroses sejam transmitidas assim. É possível, inclusive, contrair infecções respiratórias pelos olhos”, afirmou o professor de genômica dos vírus, Paul Kellam, no Imperial College London. Ele disse que apenas as máscaras que protegem boca e nariz não são suficientes. 

O pesquisador em saúde global na universidade de Southampton, Michael Head, tem visão parecida com a análise de Kellam. “A transmissão pode potencialmente ocorrer pelo contato da mão com os olhos, o que facilita a transmissão de uma pessoa para a outra”, afirmou. “Pense como se fosse uma gripe ou resfriado comum, tocar o nariz, a boca, ou os olhos é uma forma simples de contágio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado