Menu
Mundo

Embaixada dos EUA pede que americanos que moram no Brasil fiquem alertas

Além da atenção ao seu redor, a embaixada recomenda agir discretamente, evitar e manter atenção redobrada em locais frequentados por turistas, entre outros cuidados

Redação Jornal de Brasília

08/01/2020 9h30

Foto: Getty Images

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu, nesta terça-feira (7), um alerta de segurança para os cidadãos americanos que vivem em terras brasileiras. Na mensagem, a embaixada pede que os moradores estejam atentos ao seu redor, por exemplo.

Além da atenção ao entorno, a embaixada recomenda que ajam discretamente, evitem e mantenham cuidado redobrado em locais frequentados por turistas e revejam planos de segurança pessoal. Ter documentos de viagem atualizados e facilmente acessíveis também é indicado.

Avisos semelhantes foram feitos em inúmeras outras embaixadas americanas nesta terça-feira (7), entre elas a da China, do México, Bolívia, República Dominicana e Alemanha. Na maioria delas, o governo americano classifica o risco como “nível 2” e pede que “tenham mais cuidado”.

Em outros países, o nível de alerta já havia sido elevado anteriormente – na Índia, no dia 4 de janeiro. E em nações da região, especialmente aliados dos EUA que são rivais do Irã, como Israel e Arábia Saudita, as recomendações para cidadãos americanos são de precauções ainda maiores. Em Israel, a representação americana cita o risco de mísseis.

Ataques

A Guarda Revolucionária do Irã fez ataques com mísseis contra duas bases americanas no Iraque nesta terça-feira (7), em retaliação à morte do general iraniano Qassim Suleimani, no dia 3 de janeiro. Suleimani foi morto quando o comboio em que ele estava foi atingido por um ataque de drone determinado pelo presidente Donald Trump, perto do aeroporto de Bagdá, no Iraque.

Com informações da Folhapress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado