Menu
Mundo

Donald Trump e primeira-dama Melania testam positivo para o novo coronavírus

Os dois fizeram exames para a covid-19 após a conselheira próxima do presidente, Hope Hicks, ser diagnosticada com o novo coronavírus

Redação Jornal de Brasília

02/10/2020 5h41

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, testou positivo para covid-19, assim como a esposa Melania, mas anunciou que está bem e continuará exercendo suas funções na Casa Branca, onde começou a cumprir a quarentena, interrompendo de maneira imediata a campanha para as eleições de 3 de novembro.

“Esta noite, a primeira-dama e eu testamos positivo para covid-19. Nós vamos começar imediatamente nosso processo de quarentena e de recuperação. Nós vamos superar isto JUNTOS!”, escreveu o presidente no Twitter.

Trump, que minimizou a importância da pandemia e não usou máscara em público até julho, é mais um líder mundial infectado pelo novo coronavírus, uma lista que inclui o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e a presidente interina boliviana Jeanine Áñez.

O anúncio, a 32 dias das eleições presidenciais em que Trump está em desvantagem nas pesquisas ante o candidato democrata Joe Biden, já sacudiu a campanha: a Casa Branca cancelou a viagem que o republicano tinha programado para sexta-feira ao estado da Flórida, considerado crucial para a votação.

O médico do presidente, Sean Conley, afirmou em um comunicado que Trump e sua esposa “estão bem neste momento e planejam permanecer na Casa Branca durante sua convalescença”.

“Espero que o presidente continua cumprindo suas funções sem interrupção enquanto se recupera”, completou.

– Conselheira infectada –

A especulação sobre um possível contágio do presidente explodiu na quinta-feira à noite, depois que a imprensa americana informou que Hope Hicks, uma conselheira muito próxima de Trump, testou positivo para o novo coronavírus.

Hope Hicks estava a bordo do Air Force One com o presidente quando ele viajou a Cleveland, Ohio, na terça-feira para participar no debate contra Biden. Também viajou na quarta-feira com Trump a Minnesota para um comício de campanha.

Trump confirmou durante uma entrevista ao canal Fox News o resultado do teste de Hicks e disse que ele e Melania foram submetidos a exames.

“Ela testou positivo”, disse Trump sobre Hicks. “Usa muitas máscaras, mas testou positivo”.

“Vocês sabem que passo muito tempo com Hope, assim como a primeira-dama”, completou o presidente.

Trump e a Casa Branca não anunciaram quanto tempo o casal deve permanecer isolado. Os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CD) recomendam até 14 dias de quarentena para as pessoas que foram expostas ao vírus.

O presidente americano era submetido regularmente a testes de covid-19, mas a frequência exata dos exames nunca foi divulgada.

Os colaboradores que trabalham na “Ala Oeste” da Casa Branca são avaliados diariamente, assim como os jornalistas que entram nesta área da residência oficial ou viajam com o presidente.

Os Estados Unidos lideram a lista de países mais afetados pela covid-19, com mais de 206.000 mortes e 7,2 milhões de contágios.

Pouco depois do anúncio do teste positivo de Trump, vários líderes mundiais desejaram uma pronta recuperação ao presidente americano e à primeira-dama, incluindo o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, o chefe de Governo britânico Boris Johnson, o presidente do Conselho Europeu Charles Michel e o governo da Rússia.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado