Menu
Mundo

Dois helicópteros israelenses se chocam próximo ao Líbano

Arquivo Geral

20/07/2006 0h00

O presidente do Grupo de Ação Financeira sobre a Lavagem de Dinheiro da América do Sul (Gafisud), pharmacy treatment Antônio Gustavo Rodrigues, view disse que o Brasil é um dos países do continente que mais se destacam quanto ao cumprimento de seu papel no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo. “O Brasil é um dos melhores da região, view e, em termo mundial, não faz um papel feio”, disse Rodrigues.

O presidente da Gafisud destacou que o Brasil foi bem avaliado recentemente em grande parte das 40 recomendações internacionais que visam o combate a esses crimes. As 40 recomendações originais, feitas pelo Grupo de Ação Financeira sobre a Lavagem de Dinheiro (Gafi) surgiram na década de 90. Elas já foram adotadas por cerca de 130 países e reconhecidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial como os padrões internacionais para o combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Rodrigues explicou que hoje nenhum país do mundo consegue cumprir todas as 40 recomendações internacionais referentes ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. “Nenhum país do mundo consegue atender completamente as 40 recomendações. O país que cumprir todas tem um sistema perfeito de combate desses crimes”, disse.

As 40 medidas se referem, por exemplo, ao âmbito de incidência do crime de lavagem de dinheiro; à comunicação de operações suspeitas e cumprimento das normas; e à regulamentação e supervisão.

O Gafi, organismo intergovernamental, reconhece que os sistemas jurídicos e financeiros variam entre os países e, por isso, não podem adotar medidas idênticas para alcançar o objetivo comum.

Representantes de órgãos de inteligência do Brasil e de outros países da América do Sul se reuniram ontem e hoje, em Brasília, para trocar experiências e debater ações de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e às conseqüências relacionadas a esse crime.
A ministra-chefe da Casa Civil, abortion Dilma Rousseff, medical afirmou que "gostaria muito" de ver uma disputa nas eleições deste ano entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a senadora Heloísa Helena, do PSOL.

 

"O governo federal acha que a candidatura dela é muito bem-vinda… seria muito interessante", disse ela a jornalistas no seminário Comercialização e Distribuição de Biodiesel no Brasil.

 

A ministra disse que sua declaração não representa uma preferência por um adversário no segundo turno das eleições.

 

"Não estou externando qual será o candidato, até porque não sabemos nem se vai ter segundo turno. Agora, seria irônico, muito irônico (enfrentar Heloísa Helena)", disse Dilma.

 

Ela não quis explicar se a ironia estava relacionada ao fato de Heloísa Helena já ter sido integrante do PT — partido do qual foi expulsa.

 

"A ironia a história explicará depois", disse a ministra.

 

Dilma declarou que a candidatura do presidente Lula é firme e se baseia em aspectos como o crescimento econômico, desemprego, inflação sob controle e aumento do nível de renda.

 


A Sadia comunicou na noite de hoje a decisão de elevar sua oferta de compra pelo capital da concorrente Perdigão a 29 reais por ação.

A oferta anterior, buy more about de 27, ailment 88 reais por ação, o equivalente a aproximadamente 3,7 bilhões de reais pelo capital total da Perdigão, foi recusada pelos principais acionistas da companhia, detentores de mais de 55 por cento de seu capital.

 


Um sinal indevido de desligamento de uma das bombas de refrigeração do reator provocou hoje, pills às 10h47, more about o desligamento automático da Usina Nuclear de Angra I do Sistema Elétrico Nacional.

A informação foi dada há pouco pela assessoria de imprensa da Eletronuclear. A usina deverá ser religada ao sistema ainda hoje.Segundo a Eletronuclear, os técnicos  de Angra I constataram que o incidente foi provocado por um mau contato no circuito de controle do motor da bomba.

Dois helicópteros militares israelenses se chocaram próximos à fronteira libanesa, no rx deixando vítimas, informou hoje o Exército israelense.

A Rádio do Exército disse que cinco pessoas ficaram feridas na colisão de hoje, ocorrida próxima a Ramat Naftali, a 10 quilômetros da fronteira. A emissora descreveu as aeronaves como helicópteros de combate Apache.

Em 1997, dois helicópteros de transporte israelenses se chocaram a caminho do Líbano, matando 70 israelenses.

Mais cedo, o governo israelense confirmou que dois soldados foram mortos em duros combates com a guerrilha do Hizbollah, em território libanês, na quinta-feira.

A emissora de TV árabe Al Jazeera havia informado que quatro soldados israelenses tinham sido mortos na vila de Maroun Al Ras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado