Menu
Mundo

Coronavírus: Pesquisa indica que infectados já não contagiam a partir do 11º dia

Os estudos foram analisados em diversos parâmetros com relação a 73 pacientes com a covid-19 que estavam internados em hospitais localizados na cidade-estado de Singapura

Marcus Eduardo Pereira

27/05/2020 18h47

A man wearing a protective facemask walks along a street in Beijing on January 23, 2020. – China banned trains and planes from leaving the city of Wuhan at the centre of a virus outbreak on January 23, seeking to seal off its 11 million people to contain the contagious disease that has claimed 17 lives, infected hundreds and spread to other countries. (Photo by NOEL CELIS / AFP)

Um novo estudo realizado em Singapura, publicado no último sábado (23), concluiu que pacientes infectados pelo novo coronavírus não podem infectar outras pessoas a partir do 11º dia do início dos sintomas.

A pesquisa realizada em conjunto pelo Centro Nacional de Doenças Infecciosas de Singapura e pela Academia de Medicina da região, afirma que a detecção do RNA viral pode persistir em alguns pacientes, mas isso “não equivale à infecciosidade ou a vírus viável”, não trazendo riscos de contágio.

Os estudos foram analisados em diversos parâmetros com relação a 73 pacientes com a covid-19 que estavam internados em hospitais localizados na cidade-estado.

Artigos publicados em outros países já haviam sugerido resultados parecidos. Na Alemanha em abril, foi descoberto que os pacientes eram altamente infecciosos nos 7 primeiros dias depois do aparecimento dos sintomas. Porém, após o 8º dia, eles não tinham mais a capacidade de contagiar os outros.

Os resultados devem contribuir para a mudança da política de alta de pacientes adotada atualmente em Singapura. No momento, a liberação dos enfermos apenas ocorre no momento em que eles testarem negativo para a doença, e não para a infecciosidade.

É importante ressaltar que o estudo não aborda a infecciosidade dos assintomáticos e pré-sintomáticos, mas sugere que as pessoas infectadas sem a presença de sintomas possam ter padrões virais semelhantes aos descritos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado