Menu
Mundo

Coronavírus: OMS diz que é cedo para decretar emergência mundial

Mesmo assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que pode haver mais mortes por coronavírus nos próximos dias

Redação Jornal de Brasília

23/01/2020 17h14

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu nesta quinta-feira, 23, não declarar os casos de coronavírus confirmados em nove países até o momento como emergência de saúde pública, alegando que ainda é cedo para classificá-los dessa forma. Representantes da entidade, contudo, fizeram a ressalva de que a decisão pode ser revisada a qualquer momento.

“Não declarar emergência não significa que a situação não é séria”, afirmou um dos representantes da OMS em coletiva de imprensa. Ele acrescentou que a comunidade internacional deve ficar alerta para uma “possível epidemia” pelo problema. “O coronavírus ainda não se tornou uma emergência global, mas pode se tornar.”

Os representantes da OMS ainda destacaram que podem voltar a se reunir “a qualquer momento”, podendo ser até mesmo em um dia ou em uma semana, caso seja necessário reavaliar a situação.

Pode haver mais mortes por coronavírus nos próximos dias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que o número de mortes ligadas a um novo tipo de coronavírus, atualmente em 18, pode aumentar nos próximos dias, já que muitas pessoas diagnosticadas com o problema ainda estão no hospital. Até o momento, mais de 600 casos foram confirmados.

Em coletiva de imprensa, representantes da entidade afirmaram que “o surto está evoluindo” e é preciso acompanhar de perto e “cuidadosamente” a situação.

Questionados sobre a origem do coronavírus, eles afirmaram a investigação está em andamento, “mas ainda não há conclusões”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado