Menu
Mundo

Comissária da UE diz que discussão com ministros do Mercosul foi construtiva

A comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, afirmou que teve discussões “boas e construtivas” em um jantar

Redação Jornal de Brasília

26/06/2019 19h44

European Commissioner for Trade Cecilia Malmstrom adresses a press conference on the US restrictions on steel and aluminium affecting the EU, at the European Commission in Brussels on June 1, 2018. / AFP PHOTO / Emmanuel DUNAND

A comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, afirmou que teve discussões “boas e construtivas” em um jantar nesta quarta-feira, 26, com ministros de países do Mercosul, entre eles os ministros de Relações Exteriores e da Agricultura brasileiros, Ernesto Araújo e Tereza Cristina. As reuniões ocorrem em Bruxelas no âmbito da negociação de um acordo comercial entre os dois blocos.

As conversas “vão continuar com nossas equipes amanhã (quinta)”, completou Malmström, que esteve acompanhada pelo lado europeu dos comissários de Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, e da Agricultura, Phil Hogan.

Nos últimos cinco dias, negociadores da UE e do Mercosul dialogaram em uma série de reuniões técnicas. Com a chegada de autoridades dos Executivos dos países do bloco sul-americano à capital belga, começa nesta quinta uma série de reuniões em nível ministerial.

Merkel: parar acordo UE-Mercosul não vai combater desmatamento no Brasil

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira, 26, que a interrupção da negociação de um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul “não contribui de forma nenhuma para que se desmate um hectare a menos no Brasil”

“Vejo com grande preocupação a questão da atuação do novo presidente brasileiro (em relação ao desmatamento)”, admitiu, por outro lado, a democrata-cristã. “Usarei a oportunidade no G20, contanto ela se apresente, de falar em palavras claras, porque acho dramático o que acontece atualmente no Brasil”, destacou em sessão do Parlamento alemão.

Ministro italiano diz ser favorável à abertura de mercado UE-Mercosul

O ministro da Agricultura da Itália, Gian Marco Centinaio, afirmou que é favorável ao acordo entre a União Europeia e os países do Mercosul, desde que o tratado não contrarie os interesses italianos.

Centinaio disse ser favorável “à abertura dos mercados”, desde que isso não penalize “nem sequer um único agricultor italiano”. A declaração é dada após rumores que a negociação que ocorre entre os blocos poderia ter impactos negativos para o setor avícola italiano.

Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado