Menu
Mundo

Cidade onde pandemia começou na Itália registra novos casos

Município de 16 mil habitantes havia conseguido zerar novos casos há cerca de 15 dias

Redação Jornal de Brasília

27/03/2020 11h09

A cidade de Codogno, onde foi descoberto o primeiro caso de transmissão interna do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Itália, voltou a registrar contágios.

O município de 16 mil habitantes fica na Lombardia, epicentro da pandemia no país, e havia conseguido zerar os novos casos há cerca de 15 dias.

No entanto, em entrevista ao jornal Corriere della Sera, o prefeito Francesco Passerini anunciou a descoberta de mais seis pessoas contaminadas. “Temos seis positivos a mais. Nos últimos dias, estávamos parados em 268 casos”, declarou.

Codogno e outras 10 cidades do norte do país foram colocadas em quarentena total em 23 de fevereiro, inclusive com toque de recolher, e só saíram dessa condição no dia 8 de março, quando o primeiro-ministro Giuseppe Conte editou um decreto impondo restrições à circulação na Lombardia e em províncias de outras quatro regiões. O mesmo texto determinou o fim da quarentena em Codogno, que, assim como as outras 10 cidades, passou a se adequar às novas normas impostas pelo governo, um pouco menos rígidas que o isolamento total que vigorava até então. O decreto, mais tarde estendido a todo o país, permite que cidadãos saiam de casa em algumas situações, como para comprar alimentos e por motivos de trabalho, saúde ou familiares.

“Os dados de ontem [26] dizem respeito a um único dia e devem ser vistos com prudência, mas espero que não seja o início de uma contratendência”, disse Passerini. Uma das hipóteses, segundo o prefeito, é que laboratórios tenham analisado exames que estavam parados havia alguns dias.

“De qualquer maneira, a tendência em longo prazo é de diminuição, e isso significa que a ‘zona vermelha’ funcionou.

Nós não abaixamos a guarda”, acrescentou. Até o momento, a Itália contabiliza 80,5 mil casos de Sars-CoV-2 e 8,1 mil mortes. (ANSA)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado