Menu
Mundo

Espanha recebe neste domingo os três navios com imigrantes resgatados no mar

Arquivo Geral

17/06/2018 16h58

REUTERS/Heino Kalis

A embarcação patrulheira da Guarda Costeira da Itália, o Dattilo, na qual viajam 274 migrantes e que acompanha o navio Aquarius, atracou por volta das 7h, no Porto de Valencia (Espanha), após oito dias de travessia.

O píer de cruzeiros 2 do Porto de Valência está preparado para receber a chegada escalonada de 630 migrantes que viajam a bordo de três embarcações: 274 no Dattilo, 106 no Aquarius (que será o segundo a chegar) e 250 no Orione, da Marinha italiana, o último que atracará.

Duas lanchas da Guarda Civil acompanharam o Dattilo na sua entrada ao porto. Funcionários da saúde pública fizeram a primeira triagem das pessoas a bordo, das quais 182 são homens, 32 mulheres (uma delas grávida) e 60 crianças não acompanhadas (52 meninas e oito meninos).

Depois do desembarque, que se estima que pode durar cerca de duas horas, a Cruz Vermelha fará o primeiro atendimento destas pessoas em uma tenda instalada perto dessa área, e as levará a diferentes pontos em função da situação de cada uma.

A embarcação Aquarius também chegou à Espanha neste domingo. Nela, estavam grávidas, crianças e pessoas com queimaduras.

O chefe da Cruz Vermelha pediu aos estados membros da União Europeia (UE) que sigam o exemplo da Espanha em aceitar o navio Aquarius, rejeitado pela Itália, e “por em prática” os valores humanitários que o bloco promove.

A Espanha “abriu seus braços quando muitos recusaram (os refugiados) e não mostraram solidariedade”, disse o secretário-geral da Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha da Meia Lua Vermelha, Elhadj As Sy, em Valência, onde supervisionou o desembarque dos 630 migrantes que chegaram com o Aquarius.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado