Menu
Mundo

Bolsonaro diz que deportação de brasileiros é um ‘direito’ dos EUA

Questionado se teria conversado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o tema, respondeu que não

Redação Jornal de Brasília

25/01/2020 12h51

Brazilian President Jair Bolsonaro speaks during joint media briefing with Indian Prime Minister Narendra Modi (not pictured) at the Hyderadad House in New Delhi on January 25, 2020. (Photo by MONEY SHARMA / AFP)

Na semana em que pelo menos 50 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro foi cauteloso ao tratar do assunto e se limitou a dizer que as leis dos países devem ser respeitadas.

“(Em) Qualquer país as suas leis têm que respeitadas. Qualquer país do mundo onde as pessoas estão lá de forma clandestina é um direito daquele chefe de Estado, usando da lei, devolver esses nacionais”, afirmou o presidente ao chegar ao hotel em que está hospedado em Nova Délhi, na Índia, onde participa de uma missão de quatro dias.

Questionado se teria conversado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o tema, respondeu que não.

“Ficou no campo da chancelaria. Lamento que muitos brasileiros foram buscar novas oportunidades lá fora e voltem deportados. Lamento, mas a política tem que respeitar a soberania de outros países”.

O presidente também aproveitou para criticar a lei de imigração brasileira.

“Nenhum país do mundo tem isso que temos lá, é uma vergonha. O pessoal chega no Brasil com mais direito que nós, isso não pode acontecer. Se abrir as portas como está previsto, o País pode receber um contingente muito grande.”

Nenhum país do mundo tem isso que temos lá, é uma vergonha. O pessoal chega no Brasil com mais direito que nós, isso não pode acontecer.

A lei de imigração vigente no país data de 2017 e foi sancionada pelo presidente Michel Temer (MDB). Críticos entendem que ela facilita demais a entrada de estrangeiros no País, enquanto apoiadores afirmam que trata a questão pelo enfoque dos direitos humanos e do desenvolvimento econômico do País, e não mais como um tema apenas de segurança nacional, como era o caso do antigo Estatuto do Estrangeiro, de 1980 – época da ditadura militar.

Homenagem a Gandhi

Bolsonaro está na Índia desde esta sexta-feira, 24, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi para participar do Dia da República da Índia, que será comemorado no domingo, 26.

Neste sábado, o presidente se reuniu com o primeiro-ministro e com altas autoridades do governo indiano. Foram formalizados 15 atos para facilitar o comércio, os investimentos e a cooperação entre o Brasil e a Índia. Bolsonaro levou flores ao memorial do líder pacifista Mahatma Gandhi, decisivo na independência da Índia em 1947, uma tradição de chefes de Estado que visitam o país asiático.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado