fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Mundo

Biden promete governar “para todos os americanos”

“Serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não”, declarou Biden

Willian Matos

Publicado

em

Joe Biden. Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
PUBLICIDADE

Apontado pelas agências de notícias americanas como o 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden usou o Twitter para fazer um primeiro pronunciamento após o resultado. Biden prometeu aos estadunidenses governar “para todos”.

“América, estou honrado por você ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a você o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não”, declarou o democrata. “Vou manter a fé que você colocou em mim”, concluiu.

A agência de notícias Associated Press indicou neste sábado (7) que a apuração dos votos na Pensilvânia levou o candidato Joe Biden a 284 votos de delegados, o necessário para que ele se eleja. Desta forma, Biden é o novo presidente dos Estados Unidos.

Nos EUA, não há um Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São as agências de notícias que fazem a contagem junto às autoridades. Após a AP anunciar a vitória de Biden na Pensilvânia, outras agências publicaram a mesma informação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vitória de Biden ainda não foi declarada oficialmente. Contudo, os EUA têm o costume de reconhecer como presidente aquele candidato apontado pelas agências — funciona desta forma há mais de 100 anos. As apurações seguem.

É de praxe no país norte-americano que os candidatos se pronunciem oficialmente anunciando a vitória e aceitando a derrota. Donald Trump, no entanto, anunciou que não deve aceitar o revés. Cerca de uma hora antes de o anúncio da Associated Press, Trump disse, no Twitter: “Eu ganhei esta eleição, de muito!”




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade