Menu
Mundo

Biden inclui médica brasileira em força-tarefa para combater a pandemia

O presidente eleito dos Estados Unidos revelou os 13 integrantes do grupo através de um comunicado nesta segunda

Redação Jornal de Brasília

09/11/2020 14h23

São Paulo, SP

A médica brasileira Luciana Borio foi confirmada nesta segunda-feira (9) como uma das integrantes da força-tarefa criada por Joe Biden para combater a pandemia de coronavírus.

O presidente eleito dos Estados Unidos revelou os 13 integrantes do grupo através de um comunicado nesta segunda.

A principal função da força-tarefa será aconselhar Biden e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, durante o período de transição sobre questões relacionadas à saúde pública, com atenção especial à Covid-19.

Nascida no Rio de Janeiro, Borio vive desde os anos 1980 nos Estados Unidos, onde se formou em medicina pela Universidade George Washington.

Especialista em doenças infecciosas, ela trabalhou entre 2010 e 2019 (nas gestões de Barack Obama e Donald Trump) para o governo americano em diferentes funções relacionadas ao assunto e participou do combate às epidemias de zika e ebola.

Em seu último cargo, do qual saiu em março do ano passado, ela era a responsável pela da política de preparação médica e biodefesa da unidade de segurança global de saúde do Conselho de Segurança Nacional (NSC, na sigla em inglês), órgão ligado diretamente à Presidência. Em outras palavras, sua principal função era traçar planos para o caso do país viver uma emergência sanitária.

Quase um ano antes, em maio de 2018, a médica brasileira tinha afirmado durante um simpósio científico que uma pandemia de gripe seria a maior ameaça de saúde pública que os EUA poderiam enfrentar.

As informações são da Folhapress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado