Menu
Mundo

Biden considera entrar na Justiça para confirmar vitória e garantir transição

Funcionários do governo Trump instruíram agências federais a não avançar com atividades de transição até que Biden seja formalmente declarado vencedor pela agência mencionada

Redação Jornal de Brasília

10/11/2020 13h16

Biden

Joe Biden em discurso. Foto: Jim Watson/AFP

O impasse entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e o atual presidente, Donald Trump, sobre os resultados da eleição complica a capacidade do primeiro de se preparar para a Casa Branca. Três dias após vários meios de comunicação declararem Biden o vencedor, o governo Trump tem resistido a fazer a admissão em geral protocolar de derrota, que dará ao ex-vice-presidente meios para avançar com a transição.

Trump não admitiu a derrota. Agora, assessores de Biden pedem à Administração de Serviços Gerais, uma agência governamental pouco conhecida, para identificá-lo como o vencedor da disputa, com o argumento de que as contestações judiciais lançadas pelo atual líder têm pouca chance de prosperar.

A equipe do presidente eleito avalia ir à Justiça se a agência não fizer logo essa designação. Um porta-voz do órgão disse na manhã desta terça-feira que a designação ainda não foi feita.

Funcionários do governo Trump instruíram agências federais a não avançar com atividades de transição até que Biden seja formalmente declarado vencedor pela agência mencionada, segundo fontes ligadas ao assunto.

Estadão Contéudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado