Menu
Mundo

AstraZeneca retoma testes de vacina de oxford

Empresa responsável pela produção da vacina parou os trabalhos por quatro dias após um paciente apresentar reação adversa grave

Redação Jornal de Brasília

12/09/2020 11h16

A AstraZeneca anunciou neste sábado (12) a retomada dos testes da vacina de Oxford. Responsável pela produção do imunizante, a empresa havia paralisado os trabalhos na última terça-feira (8), após uma voluntária apresentar reação adversa com o medicamento.

Autoridades de saúde do Reino Unido permitiram a retomada. A informação foi divulgada à emissora americana CNBC.

Quanto à voluntária, trata-se de uma paciente do sexo masculino que tomou de fato uma dose da vacina e não um placebo — geralmente, metade dos voluntários toma o imunizante e a outra metade recebe uma dose sem o medicamento, para que se estude as reações nos dois casos. A mulher desenvolveu uma mielite transversa (doença autoimune que envolve uma rara inflamação da medula), mas já teve alta.

Atualmente, os testes da vacina estão na fase 3, que é quando são testados muitos voluntários. Caso os trabalhos avancem, o imunizante deve ser produzido em larga escala nos próximos meses. É na vacina de Oxford que o governo federal mais tem confiado. Há testes sendo feitos no Brasil, e o Ministério da Saúde já fechou um acordo com a AstraZeneca para comprar 100 milhões de doses até janeiro de 2021.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado