Menu
Mundo

AstraZeneca iniciará testes de vacina de Oxford combinada com Sputnik V

Se os testes clínicos forem bem sucedidos, a produção na América Latina deve começar no primeiro semestre de 2021

Redação Jornal de Brasília

11/12/2020 7h45

Vacina Sputnik V. Foto: Divulgação/ Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF)

O laboratório britânico AstraZeneca e a Rússia anunciaram nesta sexta-feira testes clínicos conjuntos que combinam suas duas vacinas contra o novo coronavírus.

“Anunciamos um programa de testes clínicos para avaliar a segurança a imunogenicidade da combinação da ASD1222, desenvolvida pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford, e Sputnik V, desenvolvida pelo instituto de pesquisa Gamaleya”, anunciou a unidade da AstraZeneca na Rússia em um comunicado.

Os testes incluirão voluntários com mais de 18 anos. As duas vacinas usam adenovírus.

Em um comunicado publicado nesta sexta-feira, o Fundo Soberano Russo, que participa no desenvolvimento da vacina, afirma que propôs em novembro a AstraZeneca o uso de um dos dois componentes da vacina Sputnik V.

“A AstraZeneca aceitou a proposta (…) de usar um dos dois vetores da vacina Sputnik V nos testes clínicos adicionais de sua própria vacina, que começarão antes do fim do ano”, indicou o fundo soberano.

“As combinações das diferentes vacinas contra a covid-19 podem ser uma etapa importante para criar uma proteção maior”, afirmou a AstraZeneca, explicando que ao unir duas pesquisas é possível obter uma “resposta imunológica melhor”.

A Rússia afirmou que sua vacina tem eficácia de 95%. Atualmente está na fase 3 de testes clínicos em 40.000 voluntários. O país iniciou na semana passada a vacinação em parte da população.

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford anunciaram que sua vacina tem eficácia de 70% em média.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado