Menu
Mundo

Alterações climáticas perceptíveis no Brasil

Jornal de Brasília

12/07/2019 14h32

As alterações climáticas provocadas pelos problemas ecológicos têm vindo a surpreender o mundo causando fenómenos inesperados e assustando pessoas um pouco por todo o mundo.
O mês passado, na Gronelândia, o degelo atingiu, num só dia, 40% da superfície; no último ano, o furacão Leslie causou um cenário devastador numa área de Portugal que não costuma ser atingida por este tipo de acontecimento climático. Agora, no Brasil, uma frente fria surpreendente, proveniente da região sulista, fez com que os termómetros atingissem mínimos quase históricos na zona de Novo Gama, com 5,7ºC.
Apesar de os meteorologistas reagirem com relativa naturalidade às baixas temperaturas que se fazem sentir, considerando-o uma caraterística provável dos meses de Inverno, a verdade é que se torna complexo, na atualidade, não pensar nas alterações climáticas como um resultado da ação humana sobre o meio ambiente.
O Brasil é um país consciente do fenómeno e a sua adaptação na busca por uma vida social mais sustentável tem-se feito notar.

A busca pela sustentabilidade no Brasil


O país brasileiro está na vanguarda em vários aspetos da luta pela sustentabilidade. Além do investimento individual se sentir, já, em manifestações em prol do clima e nos próprios atos quotidianos, como a reutilização e a reciclagem; movimentos empresariais e/ou de maior escala começam também a evidenciar-se.
Um exemplo que o reforça é a forma como lojas e os mercados brasileiros adotam o conceito de desperdício zero, onde, mais do que meramente reutilizar e reciclar, se pretende também a recusa do desnecessário, a redução do consumo e a compostagem dos compostos naturais.
Esta medida é aplicada, permitindo que os próprios consumidores possam levar as suas embalagens para as superfícies e apostando maioritariamente em venda de produtos avulso.

As preocupações com o ambiente


Sendo a casa de um dos maiores pulmões do mundo – a Amazónia – o Brasil é, também, um país que tem manifestado uma preocupação com a forma como a destruição natural está a prejudicar a fauna, a flora e a própria existência humana.
Além dos cuidados relacionados com o conceito de desperdício zero, o Brasil tem estado na linda da frente em conceitos como o turismo sustentável, tentando proteger as áreas florestais e os pontos de água.
Uma das medidas que as unidades hoteleiras brasileiras têm adotado, em prol do meio ambiente, é a colocação de filtros de água nas torneiras para evitar que os hóspedes tenham a necessidade de comprar mais garrafas de água.
A luta contra o desmatamento também tem sido intensa, o que demonstra as preocupações do povo brasileiro com a situação ecológica atual e a sua luta por uma maior sustentabilidade.

As alterações climáticas e a ecologia


Evidentemente, as alterações climáticas têm sido sinal de alerta, gerando toda a preocupação referida
Vale a pena recordar que o nordeste brasileiro está a ficar sem os seus recursos hídricos, colocando-se em risco várias espécies vegetais e animais. Estima-se que a redução dos lençóis freáticos nesta região vá atingir os 70%.
Além disso, o aumento das chuvas e a subida ou descida bruscas das temperaturas são outro dos constrangimentos que começam, já, a fazer-se notar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado