Menu
Mundo

ALERTA: EUA registra primeiro caso do coronavírus chinês perto de Seattle

Países da Ásia reforçaram nesta terça-feira os controles sanitários diante da propagação de um misterioso vírus que já deixou seis mortos na cidade de Wuhan

Redação Jornal de Brasília

21/01/2020 17h35

People wearing protective masks arrive at Beijing railway station to head home for the Lunar New Year on January 21, 2020. – China has confirmed human-to-human transmission in the outbreak of a new SARS-like virus as the number of cases soared and the World Health Organization said it would consider declaring an international public health emergency. (Photo by NICOLAS ASFOURI / AFP)

Um homem de 30 anos foi hospitalizado em Everett, perto de Seattle, após ter contraído o novo coronavírus chinês, anunciaram nesta terça-feira (21) autoridades de saúde dos Estados Unidos, tornando-se o primeiro caso no país.

O vírus já tinha se manifestado antes em China, Japão, Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan.

O paciente, cuja identidade não foi revelada, não visitou nenhum dos mercados de Wuhan, na China, onde surgiram vários casos do vírus, mas viajou para esta região, informou à imprensa Nancy Messonnier, diretora do departamento de doenças respiratórias dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

O homem desembarcou no aeroporto de Seattle, vindo em voo direto de Wuhan, em 15 de janeiro. Não tinha sintomas ao chegar, mas entrou em contato com os serviços de saúde no domingo, após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Uma amostra transmitida aos CDC permitiu confirmar nesta segunda-feira que ele havia contraído o novo vírus, informou Scott Lindquist, epidemiologista do estado de Washington.

É “um homem muito esperto”, que coopera “plenamente”, asseguraram as autoridades sanitárias. Está no Providence Regional Medical Center de Everett e seu estado de saúde é bom, disse Chris Spitters, encarregado de saúde do condado de Snohomish, ao norte de Seattle.

Os Estados Unidos estabeleceram controles na sexta-feira em três de seus grandes aeroportos (Nova York JFK, San Francisco e Los Angeles), e tem previsto estendê-los esta semana a Chicago e Atlanta, anunciaram as autoridades.

Todos os passageiros que viajarem de Wuhan em voos diretos terão que chegar aos Estados Unidos nestes aeroportos, explicaram os CDC.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado