Menu
Mais Esportes

Zanza é confirmada em Pequim. Artilheiro e Jaoude fora

Arquivo Geral

16/06/2008 0h00

A luta livre brasileira será representada por apenas uma atleta nos Jogos Olímpicos: Rosângela Conceição, a Zanza, que teve seu nome divulgado na lista de atletas indicados pela Federação Internacional de Lutas (Fila). Esperados para figurar no rol de classificados, Antoine Jaoude e Rodrigo Artilheiro ficaram de fora, para a ira da Confederação nacional da modalidade (CBLA).

A CBLA havia tentado a classificação por mérito de Jaoude (prata nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo-2003) e Rodrigo Artilheiro (bronze no Campeonato Pan-americano deste ano). Apenas Zanza, medalha de bronze nos Jogos do Rio do ano passado, acabou com a vaga.

“Fiquei frustrado com a notícia, pois tinha esperanças na classificação dos rapazes, que conquistaram suas posições esportivamente”, lamentou Roberto Leitão, presidente da CBLA, que ainda acusou a entidade internacional de favorecimento à China, país sede das olimpíadas.

“O fraco desempenho da China nos pré-olímpicos dez com que a Fila desse todas as vagas restantes para garantir a participação dos atletas do país sede”, disparou. Nas lutas, vale lembrar, os atletas anfitriões não têm classificação automática para as Olimpíadas.

Ainda há uma pequena chance de classificação dos brasileiros dos Jogos de Pequim. Isso porque a Fila solicitou mais vagas para o Comitê Olímpico Internacional (COI) para incluir mais atletas por resultados. A federação internacional, contudo, informou que as chances são muito pequenas.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado