Após garantir o ouro nas argolas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Arthur Zanetti volta a competir neste final de semana. Representando o São Caetano do Sul, o ginasta participará do Troféu Brasil e II Etapa Caixa de Ginástica Artística em Aracaju, que ocorrerá no sábado e no domingo. A prioridade, segundo Zanetti, é conquistar uma vaga olímpica por equipe para o Mundial da categoria em Glasgow, na Escócia, realizado em outubro.
“Eu tinha pensado em fazer solo também, mas eu e o meu técnico Marcos Goto conversamos e achamos melhor focar apenas nas argolas e ainda assim numa série simplificada. É o que é viável, após o Pan. Temos de focar em algumas competições, não tem jeito. O que é bom, no Troféu, é competir no Brasil. O meu foco, depois do Pan, voltou para o Mundial. Agora é fazer avaliações da seleção brasileira, assegurar lugar na equipe, e pensar no Mundial”, afirmou o atleta ao explicar sobre a estratégia para a competição, que terá apenas a disputa no individual geral e por aparelhos.
Com três dias de folga entre o Pan e os preparatórios para o Troféu Brasil, Arthur Zanetti comenta a dificuldade em voltar a treinar. “A adrenalina baixa e parece que você está voltando de férias. Demorei uns três dias para engrenar. E daí vai… Voltei à rotina normal, após alguns compromissos com patrocinadores, e agora é focar no Mundial. Vamos voltar a treinar com a seleção, no Rio, e aí é pensar só no Mundial”.
Pensando em manter afastado o ritmo de “férias” descrito pelo ginasta, o técnico Marcos Goto incluiu mais uma etapa da Copa do Mundo, em Osijek, na Croácia, para o atleta disputar. Arthur Nory, Sérgio Sasaki e Caio Souza também foram inscritos na competição, que será entre 17 e 20 de setembro.
“Aqui, no Troféu Brasil, o Arthur vai fazer apenas um aparelho, as argolas, com uma nota de partida mais baixa que a usual”, comentou o treinador. “Vai fazer uma série um pouco mais fácil para ele se recuperar. Tivemos de baixar um pouco o volume do trabalho dele agora para depois ir subindo, progressivamente, para Osijek e depois para Glasgow”, explicou.
No sábado, as disputas na ginástica feminina serão entre 9h e 11h30, enquanto as da masculina serão divididas em dois períodos: entre 9h e 11h e das 12h às 14h, seguindo o horário de Brasília.