Sétimo favorito ao título do ATP 500 de Roterdã, o russo Mikhail Youzhny foi eliminado já na primeira rodada do torneio. Ele foi surpreendido pelo holandês Igor Sijsling, que venceu o duelo entre eles por 2 sets a 0, com tranquilas parciais de 6/2 e 6/2.
Sijsling, apenas o 64º colocado do ranking mundial, entrou na chave do ATP 500 de Roterdã com um convite da organização, mas aproveitou bem sua oportunidade. Com um saque potente e eficiente, conseguiu nove aces e derrotou diante de sua torcida o tenista russo.
Na segunda rodada em Roterdã, Sijsling enfrenta o alemão Michael Berrer, que passou pelo também holandês Jesse Huta Galung, outro convidado pela organização do torneio. Eles se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, no ATP 250 de Moscou de 2012, com vitória do tenista de Amsterdã.
Também nesta terça-feira, o croata Marin Cilic manteve a boa fase e passou por Lukas Rosol com tranquilidade. Campeão do ATP 250 de Zagreb na última semana, ele marcou 6/2 e 6/2 e avançou à segunda fase do torneio. Seu próximo adversário agora é o francês Jo-Wilfried Tsonga, cabeça de chave 5.
Já o letão Ernest Gulbis derrotou o uzbeque Denis Istomin por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-4) e se classificou para enfrentar o vencedor do jogo do búlgaro Grigor Dimitrov e o russo Dmitry Tursunov.