O brasileiro Yohansson Nascimento era o favorito ao ouro dos 100m na classe T46 dos Jogos Paralímpicos de Londres-2012, mas uma lesão frustrou seus planos. Depois de quebrar o recorde mundial da T45 nas eliminatórias, o atleta nacional sentiu uma contusão muscular durante a final da prova, nesta quinta-feira (6), e cruzou a linha de chegada em último, caminhando e aos prantos.
A categoria de origem de Yohansson é a T45, para atletas amputados, mas como não há adversários suficientes, ele compete na T46, para competidores com menos deficiência, e com sucesso. Em Londres-2012, ele venceu os 200m com recorde mundial e foi prata nos 400m da T46.
Nesta quinta-feira, o brasileiro começou bem a final dos 100m, mas sentiu a lesão ainda na metade da prova. Mesmo assim, Yohansson não desistiu. Caminhando com dificuldade, ele completou a corrida com o tempo de 1min30s79, bem depois do chinês Xu Zhao, ouro com 11s05.
O esforço do brasileiro foi aplaudido pelos espectadores do Estádio Olímpico de Londres. Logo após cruzar a linha de chegada, o brasileiro, em lágrimas, foi ao chão, lamentando a fatalidade. Ainda aos prantos, foi auxiliado pelos voluntários das Paralimpíadas que o tiraram da pista com uma cadeira de rodas.