
Foi oficializado nesta quinta-feira que Maverick Viñales será o substituto de Jorge Lorenzo na Yamaha, confirmando os boatos de que o piloto mais jovem do grid já havia conversado para ser o sucessor do atual campeão mundial na equipe. Viñales e Yamaha assinaram um vínculo válido por dois anos e sua estreia acontecerá já no início da próxima temporada, em 2017.
A intenção era fazer o anúncio antes do Grande Prêmio da Itália da MotoGP. Jorge Lorenzo, que se despedirá da Yamaha nesta temporada após oito anos na mesma equipe para defender a Ducati, será substituído pelo promissor Maverick Viñales, de apenas 21 anos e que conquistou o terceiro lugar no último GP de Le Mans, na França.
Com a saída de Jorge Lorenzo da Yamaha para a Ducati, Andrea Iannone deixará a equipe italiana e assumirá a vaga deixada por Viñales na Suzuki, inicialmente até 2018. A transferência de Viñales para a Yamaha foi pensada estrategicamente para que o jovem espanhol possa adquirir experiência ao lado do hexacampeão mundial Valentino Rossi, já pensando a longo prazo.
Mesmo diante da oficialização do acordo nesta quinta-feira, os pilotos deverão esquecer suas negociações e defender suas atuais equipes a partir dessa sexta-feira, quando começa os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Itália, no circuito de Mugello. Valentino Rossi, atual terceiro colocado do campeonato mundial, é um dos grandes favoritos para a conquista da corrida, já que irá competir em casa, com o apoio da torcida para colar ainda mais na liderança.