Menu
Mais Esportes

X Copa da República reúne os melhores do ciclismo no DF

Arquivo Geral

17/12/2011 7h02

Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com.br

Brasília receberá amanhã uma das principais provas do ciclismo nacional: a X Copa da República. Este ano, a competição completa uma década, e, como de costume, será realizada na Esplanada dos Ministérios.
O início da programação está previsto para as 8h15 – feminino –, com percurso entre seis e oito voltas, seguido pelo masculino, de 12 a 16 voltas, largando às 9h30.

 

Com um sistema de disputa diferente, com poucas voltas em um circuito praticamente plano, a Copa da República acaba sendo uma incógnita. Segundo Rodrigo Brito, o Morcegão – tricampeão da prova – é difícil saber quem vai ganhar. “Temos muitos bons atletas. Mas o resultado depende muito do estado físico e mental de cada competidor.  Depende também do dia e do comportamento do pelotão, são muitas variáveis”, explica o ciclista, que este ano não vai participar da prova, pois ainda está se recuperando de uma cirurgia, realizada em novembro.

 

Para Morcegão, Brasília está com poucos atletas de destaque na modalidade. “Infelizmente, o esporte no Distrito Federal está com pouco apoio. Os atletas não recebem suporte, logo não se sentem incentivados a praticar”, denuncia.

 

Mas, a esperança não está perdida. Mesmo com a falta de incentivo, alguns atletas conseguem superar desafios e conquistar espaço no ciclismo. É o caso do para-atleta João Schwindt, que vai participar da equipe de Brasília. “A Copa da República é uma prova muito rápida. Com a falta do Morcegão, a nossa equipe fica um pouco desfalcada. Mas, mesmo assim, vamos tentar conquistar um bom lugar”, conta.

 

  Schwindt acredita que a premiação deve ficar com os times paulistas. “A equipe de São José é uma das que tem mais chances de ganhar. Principalmente por ter em sua composição o Francisco Chamorro, campeão do ano passado”, acredita o ciclista. 

 

Apenas equipes convidadas participam da Copa da República.  Na categoria masculino serão cerca de 20 participantes, com os melhores do ranking nacional e convidados da organização. No feminino, a briga será individual, reunindo as melhores do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado