Wiggolly Dantas e Alejo Muniz lideram o time de brasileiros que avançaram à segunda rodada da etapa sul-africana do WQS, espécie de zona de acesso à elite mundial do surfe, na madrugada desta segunda-feira. Além deles, Marco Fernandez, David do Carmo e Tomas Hermes passaram pela primeira fase em Willard Beach, em Balitto, na costa leste da África do Sul.
Mesmo sendo integrante do Circuito Mundial de Surfe (WCT), Wiggolly disputa as principais etapas do WQS como preparação para os torneios da elite. Ele caiu na água logo na primeira bateria do dia e, com a nota de 14.84, ficou em primeiro lugar, seguido pelo norte-americano Griffin Colapinto (12.50). O também brasileiro Ian Gouveia ficou em terceiro, com 11.67, e foi eliminado da disputa, assim como o atual campeão em Balitto, Tim Reyes, dos Estados Unidos.
Na sequência, Alejo Muniz (16.50) e Marco Fernandes (15.70) deixaram para trás o australiano Wde Carmiachael (13.90) e o norte-americano Chris Ward (9.96).
Na quinta bateria, David do Carmo ficou com o segundo posto ao marcar 12.80, ficando atrás só do havaiano Keanu Asing, que somou 14.43. Em seguida, Tomas Hermes fez 13.10 e se classificou com a segunda posição.
Alex Ribeiro, William Cardoso e Deivid Silva foram os outros brasileiros que se despediram de Willard Beach. A primeira rodada foi interrompida antes na décima bateria. A próxima chamada está marcada para a noite desta segunda-feira.
O francês Jeremy Flores lidera o WQS, com 16.400 pontos, seguido por Alex Ribeiro, com 12.420, e Alejo Muniz, que soma 12.250.