O australiano Mark Webber (Red Bull) será o pole position no Grande Prêmio de Mônaco, marcado para as 9 horas (de Brasília) de domingo. No treino classificatório, realizado na manhã deste sábado, o alemão Michael Schumacher (Mercedes) foi o mais rápido, mas, punido, perdeu o primeiro lugar do grid.
Após uma série de resultados inexpressivos desde que retornou à Fórmula 1, Schumacher foi o mais rápido ao fazer 1min14s301 com o cronômetro já zerado. Cumprimentado por Ross Brown e pelo seu engenheiro através do rádio, o alemão comemorou com o dedo indicador para o alto: “isso era muito necessário”.
Apesar de fazer o melhor tempo, Schumacher não poderá largar na pole position. Punido em cinco posições pelo acidente com o brasileiro Bruno Senna (Williams) no Grande Prêmio do Espanha, o heptacampeão mundial caiu para a sexta colocação do grid.
Desta forma, Mark Webber, com 1min14s381, ganha o privilégio de largar na primeira posição em Mônaco. Em um sinal de bom rendimento da Mercedes, o alemão Nico Rosberg registrou 1min14s448 para sair no segundo lugar, seguido pelo inglês Lewis Hamilton (McLaren), que cravou 1min14s583.
O francês Romain Grosjean (Lotus) manteve a regularidade exibida nos treinos livres para sair na quarta colocação, logo à frente do espanhol Fernando Alonso (Ferrari). Superado novamente pelo companheiro de equipe, Felipe Massa parte em sétimo, atrás do punido Schumacher.
Um dos líderes do Mundial ao lado de Alonso, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) preferiu nem participar da última etapa do treino classificatório para economizar pneus para a corrida e, desta forma, larga apenas na nona colocação, entre o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) e o compatriota Nico Hulkenberg (Force India).
Superado pelo japonês Kamui Kobayashi, o britânico Jenson Button (McLaren) sai na 12ª posição, já que não conseguiu nem sequer avançar para a superpole. Bruno Senna também saiu na segunda etapa do treino classificatório e vem logo na sequência do grid.
Ganhador da última etapa do Mundial, o Grande Prêmio da Espanha, o venezuelano Pastor Maldonado, responsável por quebrar um jejum de oito anos sem vitórias da Williams, fez o nono tempo do treino, mas foi punido em 10 posições pelo acidente com o mexicano Sergio Perez (Sauber) no último treino livre. Assim, começa no 19º posto.
Perez, uma das surpresas desta temporada, também não teve sorte na tomada de tempos classificatória e sofreu um acidente logo no começo da sessão, o que o impediu de marcar tempo. Já na segunda etapa do treino, o francês Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) também bateu no muro e deixou pedaços do carro espalhados pela pista.