A eliminação na primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste da NBA irritou os dirigentes do Golden State Warriors e eles resolveram demitir o técnico Mark Jackson, que passou três temporadas no comando da equipe. O anúncio foi feito nesta terça-feira, três dias após o fim da participação do time no campeonato.
Os Warriors se classificaram aos playoffs da NBA com a sexta melhor campanha do Oeste na temporada regular e enfrentaram na primeira rodada o Los Angeles Clippers. A equipe de propriedade de Donald Sterling, que se envolveu em um escândalo de racismo durante a série, venceu o confronto por 4 a 3.
“Nunca é fácil tomar uma decisão deste tipo. Mark alcançou grandes feitos nestes três anos com o time e teve grande papel em fazer a equipe estar em uma posição melhor do que quando ele chegou há 36 meses. Nós apreciamos sua dedicação e comprometimento e somos gratos pelas contribuições, mas como franquia pensamos que é melhor nos movermos em uma direção diferente”, disse o gerente-geral dos Warriors, Bob Myers.
Nas três temporadas em que passou no comando do time Oakland, Mark Jackson alcançou retrospecto de 121 vitórias e 109 derrotas na temporada regular. Neste campeonato, em que o time alcançou os playoffs pelo segundo ano consecutivos desde pela primeira vez desde o início da década de 1990, ele teve 51 resultados positivos e 31 negativos na primeira fase.
“Mark Jackson teve um grande impacto na melhora do nosso time e no sucesso que tivemos nos últimos anos. Mas temos que tomar decisões difíceis no nosso cotidiano e esse é um exemplo. Desejamos a ele a melhor sorte nas próximas empreitadas”, afirmou o dono dos Warriors, Joe Lacob.