Vítor de Moraes
vitor.moraes@jornaldebrasilia.com.br
A vaga na semifinal não poderia ter sido menos cansativa. Com apenas um jogo, o UniCeub/BRB avançou na Liga Sul-Americana ao vencer o Malvin por 77 x 68, em Buenos Aires (Argentina). Os uruguaios haviam superado os brasileiros na primeira fase do torneio.
Além de ter vencido, o time brasiliense contou com a ajuda do Obras Sanitárias, que venceu o Malvin na quarta-feira. Como perdeu os dois confrontos, a equipe uruguaia não tem mais chances de classificação, o que faz com que os brasilienses e os argentinos cheguem à quadra hoje, às 23h, apenas para disputar o primeiro lugar do Grupo B. A partida será transmitida pelo canal por assinatura SporTV. Na outra chave, Flamengo, Pinheiros e Atenas brigam pelas outras duas vagas.
A noite foi do ala Arthur. O candango fez 23 pontos, pegou sete rebotes e distribuiu duas assistências. Alex e Guilherme Giovannoni contribuíram com 20 e 19 pontos, respectivamente. O armador Nezinho não pontuou, mas compensou com dez assistências.
Dois jogadores do Malvin saíram com duplos-duplos: os pivôs Frost (16 pontos e 12 rebotes) e Myles (12 pontos e dez rebotes).
O UniCeub/BRB dependeu do bom aproveitamento dos arremessos de dois pontos (51%), já que os chutes de fora não caíram ontem (19%). Os números dos uruguaios foram piores. Das tentativas de dois pontos, o Malvin converteu 39%. Apenas 27% dos arremessos de três pontos caíram.
O atual campeão da Sul-Americana abriu ótima vantagem no terceiro quarto, depois de um primeiro tempo apertado. Mas o técnico José Carlos Vidal passou por um susto no último período. O UniCeub/BRB chegou a estar 21 pontos à frente. Acomodado, o time brasiliense sofreu 32 pontos no quarto, mas uma enterrada de Alex acordou os companheiros.