Em ondas de um metro com boa formação, Vitinho iniciou o dia com uma vitória apertada contra o australiano Darren O´Rafferty: 14,77 x 12. Na seqüência, ele obteve uma soma de ondas menor, mas o suficiente para derrotar o norte-americano C.J.Hobgood por 11,27 a 10,84.
A classificação de Vitinho para as oitavas-de-final em Mundaka deixa o surfista mais próximo da reclassificação para a próxima temporada do WCT. Atualmente na 28ª colocação, o carioca deve figurar entre os 27 melhores da temporada e precisará manter-se neste grupo para seguir no circuito em 2007. Depois de Mundaka, mais duas etapas serão disputadas: uma no Brasil e outra no Havaí.
Outros três brasileiros buscam suas vagas na oitavas nesta terça-feira. Adriano de Souza “Mineirinho” enfrenta o sul-africano Greg Emslie, Peterson Rosa encara o norte-americano Bobby Martinez e Yuri Sodré pega o tricampeão Andy Irons, terceiro colocado da atual temporada. O líder Kelly Slater, que pode conquistar o octacampeonato em Mundaka, enfrenta o espanhol Hodei Colazzo.
Das sete baterias da terceira fase disputadas na segunda-feira, os destaques foram justamente dois dos adversários de Slater pelo título: Joel Parkinson (4º) e Mick Fanning (5º). O primeiro marcou a melhor média do campeonato (19,70) para passar pelo compatriota Jarrad Howse e Fanning fez 18 pontos para vencer outro surfista da Austrália: Toby Martin.
< !-- /hotwords -- >