O velejador Ricardo Winicki, apelidado de ‘Bimba’, foi responsável por conquistar o sétimo título sul-americano na categoria RS:X no último domingo. Depois de cinco dias de competição e mais de doze regatas disputadas nas águas próximas ao Rio Negro, na Argentina, o brasileiro levou a melhor no duelo contra o argentino Mariano Reutermann e garantiu a taça.
Ambos venceram três provas, mas Bimba, vice-líder do ranking mundial, levou a melhor no confronto direto e ficou com o título. A competição disputada em águas portenhas, segundo o velejador, contribuiu em termos de preparação para a segunda edição da Copa Brasil de Vela, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 20 de dezembro.
“Foi um campeonato muito difícil, bem cheio e com vento fraco. Vim com dois objetivos: o principal, que era ganhar, e o secundário, que era me preparar bem para a Copa Brasil. Venci três regatas, o Mariano andou muito bem também, é um especialista neste tipo de condição e era o meu principal rival. Entramos na Medal Race brigando pelo título, consegui aproveitar bem o vento e deu certo”, comemorou Ricardo Winicki, um dos possíveis nomes com chance de medalha para a vela brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.