Amplo favorito para conquistar o título do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, David Ferrer foi surpreendido na final do torneio e ficou com o vice-campeonato ao perder para o argentino Leonardo Mayer. Apesar de deixar a competição sem o resultado esperado, o espanhol conseguiu subir uma posição no ranking mundial e chegou ao sexto lugar após atualização feita nesta segunda-feira.
Quinto colocado no final de maio, Ferrer caiu para o sétimo lugar no início de junho e manteve o posto até então. Neste ano, sua melhor posição foi a terceira colocação, em janeiro, justamente o melhor ranking de sua carreira.
Para Ferrer subir, quem perdeu uma posição foi o canadense Milos Raonic, que voltou ao sétimo lugar. A mudança entre os dois tenista foi a única do top 100.
Enquanto a parte de cima da tabela segue sem grandes alterações, os tenistas que ganharam terreno foram Mayer e o australiano Bernard Tomic, campeões em Hamburgo e Bogotá, respectivamente. Campeão ao vencer Ferrer, Mayer subiu 19 posições e chegou à 27ª colocação, o melhor posto de sua carreira. Já Tomic foi quem deu o maior salto na tabela e voltou a ingressar o top 100 subindo incríveis 54 lugares, saltando da 124ª para a 70ª posição.