Atual campeão mundial e líder da temporada 2011 da Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel comparou o ambiente do circuito de Valência, palco do GP da Europa, marcado para o dia 26 de junho, ao encontrado em Mônaco, no mês passado. Na ocasião, o piloto da Red Bull segurou a pressão do rival Fernando Alonso no final da etapa e assegurou pela primeira vez o título em Monte Carlo.
“O ambiente ao redor do porto de Valência é muito parecido com o de Mônaco. A diferença é que o paddock é mais amplo e as garagens maiores. É um circuito urbano, porém, a velocidade média é extremamente alta [200km/h], aumentando o nível técnico da prova”, disse Vettel.
Para o alemão, a chave para o sucesso no GP da Europa é a concentração. “Não se pode relaxar de forma alguma e errar detalhes. Um pequeno detalhe perdido e você termina batendo contra muro. Ultrapassar também é muito difícil e a única possibilidade real é na curva 12”, analisou o piloto.
Já seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, não traz boas lembranças do circuito de Valência. “Não fui bem no ano passado, mas quero mudar essa estatística agora. O último setor da pista me fascina, que conta com uma boa combinação de curvas”, encerrou.