O domínio que o piloto alemão Sebastian Vettel teve na última temporada de Fórmula 1 não está se repetindo em 2012. Atual sexto colocado do Mundial, com 18 pontos, 17 a menos que o líder Fernando Alonso, o bicampeão da categoria afirmou que o carro da equipe Red Bull está desequilibrado para o Grande Prêmio da China, neste domingo (15).
“Não há um único problema no carro. Não é uma questão com a parte traseira ou com o aerofólio dianteiro. Há muitas coisas que provavelmente não estão funcionando de maneira ideal. O RB8 é muito nervoso e se move muito”, analisou.
Vencedor das temporadas de 2010 e 2011, Vettel conquistou o troféu da última vez com 392 pontos, aproveitando ao máximo o potencial do bólido desenvolvido pela Red Bull. No entanto, neste ano, o piloto diz não ter um carro tão bom.
“Não se trata de aerodinâmica, mas sim de conseguir que todas as partes do veículo se comportem como um conjunto. É isso que estamos tentando melhorar”, afirmou Vettel, que terminou as etapas da Austrália e da Malásia na segunda e 11ª colocação, respectivamente.
Mesmo com problemas, o piloto acredita que sua equipe brigará por vitórias neste ano, mas ainda não sabe em quanto tempo o equilíbrio ideal será encontrado.
“Não diria que estamos perdidos. Os problemas com o carro são muito diferentes e maiores que no último ano, quando o entendemos muito bem e tivemos a chance de desenvolvê-lo”, ressaltou o alemão, que ainda completou. “Tenho convicção de que possuímos um carro competitivo. O que precisamos é trabalhar adequadamente, e então estaremos em melhor posição. Ficamos incomodados por não poder alcançar todo o potencial do RB8. Quando encaixarmos todas as peças do quebra-cabeça, seremos mais competitivos.”