Depois de quatro anos correndo na GP2, Giedo van der Garde estreou na Fórmula 1 neste ano com a Caterham. Aos 28 anos, o piloto, embora esteja com o futuro incerto na categoria, se mostrou confiante para permanecer e garantiu que conversa com três equipes atualmente. Além da atual equipe, ele confirmou o contato da Sauber.
“Nós estamos trabalhando com três times: eles (Sauber), Force India e Caterham. Espero que tenhamos boas notícias dentro de duas ou três semanas”, declarou o holandês em entrevista à emissora de seu país RTL7.
Para a temporada de 2014, a Sauber apareceu como um dos prováveis destinos do piloto por ainda não ter sua dupla titular confirmada. Nico Hulkenberg voltou para a Force India e deixou um lugar vago, enquanto Estebán Gutierréz ainda não acertou seu futuro.
Neste ano, Van der Garde foi um dos quatro pilotos que não pontuou no Campeonato Mundial. Ao total, ele completou 14 das 19 corridas disputadas e tem como principal resultado a 14ª colocação, alcançada no GP da Hungria.