Florentino Rossi voltou a mandar na Itália. Na manhã deste domingo, o piloto da Yamaha desbancou os grandes rivais da Honda, os espanhóis Marc Márquez e Dani Pedrosa, e venceu o GP de San Marino, em um lotado Circuito de Misano. Rossi, que foi empurrado pela fanática torcida italiana, não vencia em seu país desde 2009.
Companheiro de equipe do italiano hexacampeão, o espanhol Jorge Lorenzo fechou em segundo lugar e completou a dobradinha da Yamaha, fato que não acontecia há cinco anos. Pedrosa completou o pódio em Pisano.
Já o líder do campeonato, Marc Márquez, não teve seu dia de sorte neste domingo. O espanhol até largou bem e chegou a ultrapassar Rossi nas primeiras voltas. No entanto, o italiano empinou a moto logo em seguida, foi para cima e conseguiu dar o troco no adversário da Honda.
Após isso, faltando 19 voltas para o fim, Márquez escorregou na zebra e caiu. O espanhol precisou de ajuda para levanta sua Honda e voltar para a corrida. Mas já era tarde demais. Ele caiu para o 18º lugar e, de longe, viu Valentino Rossi fazer uma corrida impecável.
Por fim, Rossi não deu chances a qualquer um na pista de Misano e fechou em primeiro lugar. Márquez ainda recuperou algumas posições, mas terminou só na 15ª posição. Essa foi apenas a quarta vez, desde que começou a disputar a MotoGP em 2013, que o espanhol não conquistou um lugar no pódio.
Compatriotas de Rossi, Andrea Dovizioso, da Ducati, e Andrea Iannone, da Pramac, terminaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, e fecharam o grupo dos cinco melhores.
Posto isso, Valentino Rossi agora soma 214 pontos, somente um a menos que o segundo colocado Dani Pedrosa. Marc Márquez somou apenas um ponto com a péssima corrida, porém ainda é líder da competição, com 289 pontos. Jorge Lorenzo é o quarto, com 177.
Confira como terminou o GP de San Marino, em Misano:
1) Valentino Rossi (ITA)/ Yamaha
2) Jorge Lorenzo (ESP)/ Yamaha
3) Dani Pedrosa (ESP)/ Honda
4) Andrea Dovizioso (ITA)/ Ducati
5) Andrea Iannone (ITA)/ Pramac
6) Pol Espargaró (ESP)/ Tech 3
7) Bradley Smith (ING)/ Tech 3
8) Álvaro Bautista (ESP)/ Gresini
9) Cal Crutchlow (ING)/ Ducati
10) Yonny Hernández (COL)/ Pramac
11) Karel Abraham (TCH)/ AB
12) Hiroshi Aoyama (JAP)/ Aspar
13) Scott Redding (ING)/ Gresini
14) Alex De Angelis (RSM)/ Forward
15) Marc Márquez (ESP)/ Honda
16) Leon Camier (ING)/ Aspar
17) Michael Laverty (ING)/ Paul Bird
18) Broc Parkes (AUS)/ Paul Bird
19) Hector Barbera (ESP)/ Avintia