O tempo está curto para os mesatenistas que disputam vagas para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro,
Dentro da equipe, apenas Hugo Hoyama e Lígia Silva já têm lugar assegurado no Pan. Pior para Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Mariany Nonaka, Carina Murashige e Karin Sako, pré-selecionados que seguem sob observação da comissão técnica da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
Dos seis, dois homens e duas mulheres serão aproveitados como titulares, enquanto os dois cortados deverão ser colocados como reservas. Para o técnico Wei Jianren, da equipe masculina brasileira, a evolução dos jogadores tem dificultado uma definição antecipada dos escolhidos.
“Vamos fazer mais algumas observações e testar os atletas em mais este importante evento. Alguns jogadores, como o Thiago Monteiro, tiveram uma melhora em relação ao Campeonato Latino-americano, disputado no mês passado”, antecipa Wei, que disfarça. “O mais importante é que todos estão cientes que precisam jogar cada vez melhor para estarem nos Jogos Pan-americanos do Rio.”
O anúncio definitivo da equipe será feito apenas após o Campeonato Mundial da Croácia, que acontece entre os dias 21 e 27 de maio. Até lá, os atletas precisam lidar com uma adversária bastante incômoda e comum a todos: a ansiedade. “Acredito que estou numa crescente, jogando cada vez melhor e mais solta. Mas o fundamental é estar bem no lado psicológico, pois a pressão nesses últimos eventos será muito grande”, explica Karin Sako.