Em forma, Raoni Monteiro não teve maiores problemas para eliminar o australiano Philip MacDonald na terceira fase do Quicksilver Pro, realizado em Gold Coast, na Austrália, que abre o calendário do WCT (World Championship Tour), a divisão de elite do surfe mundial.
No último embate desta terça-feira, o brasileiro conseguiu impor seu ritmo e obteve a pontuação de 16,17 contra 14,44 do rival. Classificado, Monteiro agora é o único brasileiro que permanece vivo na competição, uma vez que Adriano Souza e Leonardo Neves foram eliminados nesta mesma etapa.
Kelly Slater é outro que avançou para a próxima fase. Nesta terça-feira o octacampeão mundial pôde dar o troco no australiano Julian Wilson, que o havia eliminado na primeira rodada do torneio do ano passado. Dessa vez, o norte-americano teve mais tranqüilidade e conseguiu superar o adversário com relativa facilidade, fechando o embate com 19,83 pontos, com direito a uma nota 10, contra 12,50 do rival.
Mick Fanning é outro favorito que passou pela terceira fase. Na nona contenda do dia, o australiano enfrentou seu compatriota Jake Patterson, que na rodada anterior havia eliminado o tricampeão mundial Andy Irons. Sem se deixar surpreender pelo adversário, o campeão da etapa em 2005 fechou a disputa com tranqüilidade, assinalando 18,07 pontos sobre 12,93 obtidos pelo rival.