Menu
Mais Esportes

UniCeub/BRB vence e sobe na tabela

Arquivo Geral

12/02/2012 9h50

 

Vítor de Moraes
vitor.moraes@jornaldebrasilia.com.br

 

A expectativa era moderada. Em fases diferentes de quando protagonizaram a final do Novo Basquete Brasil (NBB) 2010/11, UniCeub/BRB e Franca se enfrentaram ontem, no Ginásio da Asceb. Mesmo com a campanha ruim dos francanos, o nível do confronto não esteve longe do de decisões. E, no fim, deu novamente UniCeub: 90 x 85.

O triunfo levou o atual bicampeão do NBB à quarta posição na tabela, empatado com o Uberlândia, com 13 vitórias em 19 jogos. O quarto lugar é bastante cobiçado pelas equipes, já que as oitavas de final são disputadas apenas pelos times que terminam a primeira fase entre o quinto e 12º lugares.

 

Quarto melhor pontuador do NBB, o ala/armador do Franca Kevin Sowell foi o cestinha, com 23 pontos. O ala Eddie Basden saiu de quadra com um duplo-duplo: 12 pontos marcaos e dez rebotes ganhos. Pelos brasilienses, o armador Nezinho e o ala Arthur terminaram com 21 pontos cada.

 

INÍCIO INTENSO

 

Animados com o ginásio lotado, os dois times começaram de maneira intensa, com ataques rápidos. E foram os francanos que saíram na frente (26 x 24). Os visitantes ainda abriram 14 pontos no segundo período (51 x 37), principalmente devido à boa pontaria de Sowell, que terminou o primeiro tempo com 18 pontos, e às sete assistências de Fernando Penna.

 

Ciente da necessidade de se defender bem para conseguir jogar na transição, o time de Brasília passou a dificultar a vida dos visitantes. O UniCeub/BRB ainda contou com a ausência de Sowell durante boa parte do terceiro quarto, devido a dores no tornozelo, e virou o placar: 69 x 65.

 

Franca ainda conseguiu abrir vantagem no último período (77 x 71). Porém, mesmo com a volta de Sowell, os visitantes não seguraram o UniCeub, que fez 90 x 85.

 

“Nossa transição funcionou bem no terceiro quarto, quando defendemos melhor. No último quarto, nos precipitamos em ao menos quatro bolas, temos de ter cuidado”, alertou o técnico do time do DF, José Carlos Vidal.

 

No início do ano, os atletas previam que estariam no ritmo ideal em meados de fevereiro. “Ainda buscamos esse ritmo, diria que estamos em 70%, 80%. Mas quando começarem os playoffs, estaremos 100%, que é quando o bicho pega”, garantiu o ala Alex. O UniCeub volta a jogar no dia 23, contra o Araraquara.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado