Vítor de Moraes
vitor.moraes@jornaldebrasilia.com.br
O UniCeub/BRB anunciou esta semana o projeto Jogos Itinerantes. De acordo com a diretoria do clube, Sobradinho, Cruzeiro, Taguatinga, Ceilândia e Gama abrigarão partidas do time brasiliense. O duelo contra o Limeira, no sábado, está marcado para o ginásio de Sobradinho.
A mudança, porém, vai de encontro com o regulamento do Novo Basquete Brasil (NBB). De acordo com o parágrafo 5.2 (item r), a indicação de outro ginásio deverá ser feita 15 dias antes da partida. Segundo a assessoria da Liga Nacional de Basquete (LNB), o ofício enviado pelo UniCeub/BRB chegou na noite de terça-feira. A assessoria do time garantiu que o documento foi enviado na segunda-feira – cinco dias antes.
Embora o movimento esteja em desacordo com o regulamento, a LNB não vê problema na alteração. “Houve uma aceitação imediata por parte do Limeira, que ainda não havia comprado passagens”, disse a entidade, por meio da assessoria.
Na noite de terça-feira, o Limeira garantiu que não havia sido informado da alteração, e que calculava os gastos com a viagem baseado na distância até o Ginásio da Asceb. Quarenta minutos depois, porém, a assessoria da equipe garantiu que foi informada pelo gerente técnico da LNB, Lula Ferreira, sobre a mudança. “Soubemos da dificuldade que o time de Brasília teria para realizar a partida na Asceb. Isso pode acontecer a qualquer time”, diz o e-mail.
VISTORIA
O representante da Liga, Samuel Pureza, esteve ontem no ginásio de Sobradinho para vistoriar o local. “Os vestiários estão em estado ruim. A iluminação não é suficiente para uma partida às 18h. O time vai ter de trabalhar bastante para conseguir jogar no sábado”, criticou.
Ainda por meio da assessoria de imprensa, o UniCeub/BRB garantiu que muitas das observações feitas por Pureza já foram resolvidas, entre elas a iluminação precária.
No fim da tarde, a Liga emitiu nota confirmando a alteração do local do jogo. O regulamento do NBB permite ao UniCeub apenas dois jogos fora de seu ginásio sede. Uma observação, porém, dá liberdade à LNB permitir outras partidas fora de casa.