Marcus Pereira
marcus.eduardo@jornaldebrasilia.com.br
Depois da incrível reviravolta durante a temporada, o UniCeub/BRB segue para o último jogo da primeira fase do Novo Basquete Brasil (NBB) com uma motivação extra. Foram 12 vitórias consecutivas, que deixaram a equipe candanga entre as quatro melhores desta fase. Agora, o time comandado por José Carlos Vidal precisa de mais um triunfo para terminar em segundo lugar no geral e desfrutar da vantagem do mando de quadra até as semifinais da competição.
“Conquistamos nosso objetivo inicial, que era ficar entre os quatro primeiros, mas agora surgiu essa possibilidade de ficarmos em segundo. Temos que aproveitar essa situação, que poderá nos ajudar na próxima fase”, avaliou Vidal.
Além de ser obrigado a vencer o jogo de hoje contra o Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, no interior de São Paulo, às 19h, o time de Brasília precisará contar com seu principal carrasco nessa temporada do NBB. O líder São José, que venceu os brasilienses nas duas oportunidades em que jogaram contra – 87 x 78, em São José dos Campos (SP) e 83 x 82, no Ginásio da Asceb –, precisa ganhar do Pinheiros, terceiro colocado na tabela de classificação, colado com o UniCeub/BRB, mas em desvantagem no confronto direto.
Se o Pinheiros vencer, o time da capital federal também precisará da vitória para permanecer em terceiro, caso contrário perderá posição para o Flamengo, quarto colocado – se isso acontecer, haverá empate quádruplo na liderança.
Destaque da equipe, Guilherme Giovannoni sabe que a tarefa não é das mais simples e tratou de amenizar a situação. “O São José precisa ganhar, mas vamos cumprir nosso papel que é conquistar a vitória para ver o que acontece. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas vamos lutar”, disse o camisa 12 do time candango.
Postura correta
Nas duas últimas partidas, o UniCeub/BRB não teve um desempenho como nas demais vitórias consecutivas do time, um pouco abaixo do que o time pode produzir. Após o duelo contra o Flamengo, no Ginásio Nilson Nelson, a trupe candanga deu uma cochilada ao vencer a Liga Sorocabana somente no último segundo de jogo, fora de casa, e fazer, contra o Minas, um primeiro tempo muito abaixo das suas apresentações regulares.
Em busca da segunda colocação, José Carlos Vidal vai a Bauru com sua equipe completa, que contará com a volta do pivô Lucas Tisher, que ficou fora no último jogo. “Para vencer, precisamos apresentar um basquete como fizemos no jogo contra o Flamengo, com uma defesa forte para diminuir o volume do Larry”, explicou o treinador, lembrando do craque americano, armador adversário.