Agora é oficial: o UniCeub/Brasília não vai mais participar do Campeonato Mineiro de basquete. A preparação do time para a temporada, que terá início com a Liga Sul-Americana (a equipe é atual campeã do torneio), será em terras estrangeiras: a equipe fará uma série de amistosos na Argentina.
Segundo o assistente-técnico Bruno Savignani, a mudança no planejamento foi motivada por duas causas.
“Os amistosos na Argentina já estavam fechados antes da possibilidade da participação no Campeonato Mineiro. Além disso, os jogos internacionais, às vésperas de uma competição continental, tendem a ser mais benéficos para a nossa equipe”, explica.
Serão, no total, sete amistosos na Argentina. A turnê terá início em Buenos Aires e, da capital argentina, parte para Santiago del Estero e Córdoba. No caminho, os candangos enfrentarão times tradicionais do basquete argentino, como Obras Sanitarias, Boca Juniors e Atenas de Córdoba.
O Atenas é o único time tricampeão da Liga Sul-Americana, marca que o UniCeub/Brasília tentará igualar no torneio deste ano. Além do título do ano passado, os candangos venceram em 2010, quando a equipe encarou o Flamengo na final, e venceu na casa da equipe arrquirival.
Entrosamento
Para o ala Arthur, os amistosos na Argentina serão importantes para dar ao time, que conta com duas peças novas (Fúlvio e Lucas Cipolini), entrosamento necessário para a temporada, e também para que os atletas adquiram ritmo de jogo.
“Os amistosos serão de suma importância. O time é relativamente novo, então o Zé (Carlos Vidal) ainda quer conhecer melhor alguns jogadores. Essa rodagem de jogos é legal porque não temos um estadual forte. Os amistosos vão ser bons tanto para o técnico conhecer melhor o time, tanto para nós, jogadores, ganharmos mais ritmo”, opina o jogador.
O ala/pivô Guilherme Giovannoni foi a única baixa do elenco no treino da tarde de ontem. O atleta esteve com a seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo na Espanha e ainda não retornou aos treinamentos. O camisa 12, porém, tem volta esperada ainda para esta semana, provavelmente na quinta-feira.
Testes bem aprovados
Os adversários do UniCeub/Brasília nos amistosos da Argentina podem, em um primeiro momento, representar jogos até mais difíceis do que os próprios jogos na Liga Sul-Americana.
O Boca Juniors, por exemplo, foi rival do time candango duas vezes na última edição da competição continental. No segundo embate, os representantes de Brasília, então comandados pelo argentino Sergio Hernández, carimbaram o passaporte na final do torneio.
O Obras Sanitarias, outro time tradicional do basquete argentino, foi a pedra no sapato dos candangos na competição na temporada 2011/2012. Os hermanos sagraram-se campeões da competição, eliminando o UniCeub/Brasília na semifinal.
Sabendo disso, Arthur afirma que os amistosos contra as equipes argentinas serão ainda mais benéficos.
“A Argentina sempre tem times fortes, que estão sempre disputando bem as competições que participam. Vamos estar jogando contra times que podemos encontrar nas competições internacionais”, frisa o atleta, presente na conquista de todos os títulos internacionais do time candango.