A vantagem, agora, mudou de lado. A grande atuação no jogo dois da série de quartas de final contra o Limeira (SP) permitiu ao UniCeub/Brasília mandar duas partidas no Ginásio da Asceb (904 Sul) e, caso conquiste dois triunfos, avançará, pela primeira vez em três anos, às semifinais do Novo Basquete Brasil. O terceiro capítulo do encontro entre as equipes ocorre às 20h30.
No resultado positivo diante do time paulista, a postura voluntária da agremiação candanga foi um dos fatores que ajudaram o time a sair de quadra com a vitória. Para o técnico José Carlos Vidal, além do mesmo pensamento, o UniCeub/Brasília terá ainda o apoio do torcedor.
“Lá em Limeira, o time jogou com muita vontade, dividindo cada bola, pessoal fazendo cinco faltas e saindo. Aqui, vamos ter o apoio da torcida e, na nossa casa, é muito difícil nos vencer”, sentencia.
Foco na defesa
Um dos fatores que mais chamaram a atenção nas últimas atuações do time candango, o setor defensivo tem sido mais eficiente, o que possibilitou que a equipe usasse sua especialidade, de jogar no contra-ataque.
Para se ter uma ideia de como ela funcionou, as principais armas ofensivas do Limeira foram limitadas a “apenas” 67 pontos, mas foi necessário somar as pontuações de David Jackson, Nezinho, Chris Hayes, Ronald Ramon, Rafael Mineiro e Bruno Fiorotto para se chegar a esta soma. Hoje, talvez mais do que em qualquer momento na temporada, a retaguarda será fundamental para o time candango.
“Eles têm um time que joga muito coletivamente e é difícil de ser marcado”, pontua o ala Arthur.
Memória
Superioridade limeirense
Antes do início da série de quartas de final do Novo Basquete Brasil, UniCeub/Brasília e Limeira já haviam se enfrentado por duas vezes na competição, ambas pela fase de classificação.
Nas duas ocasiões, o time do interior paulista conseguiu sair de quadra com a vitória.
O duelo válido pelo primeiro turno serviu como o cenário para que o armador Nezinho, que fez história jogando na capital, tivesse seu primeiro encontro com o ex-clube.
Nos dois primeiros jogos, o Limeira conseguiu vencer o primeiro, mas esbarrou na grande atuação de Guilherme Giovannoni no segundo duelo e viu os visitantes saírem de quadra com a vitória. Com isso, basta manter o mando de quadra que o UniCeub avança às semifinais.
Nilson Nelson foi descartado
A possibilidade de a partida de hoje ser disputada no Ginásio Nilson Nelson devido ao público que lotou a Asceb no jogo quatro contra o Pinheiros chegou a ser cogitada. A ideia, entretanto, não foi longe e a partida está confirmada para a habitual casa do UniCeub/Brasília.
O fato, inclusive, foi digno de comemoração por parte dos torcedores que compareceram ao ginásio ontem, no último treino antes da partida. Stephan Dohms, por exemplo, não mede palavras para dizer o que o Limeira pode esperar quando a bola subir.
“Respeito e que a Asceb vai virar um inferno. Pouco a pouco a torcida vai aumentando o número nas arquibancadas e amanhã (hoje), teremos uma Asceb lotada, como nos velhos tempos”, garante o presidente da torcida organizada do Lobo Guará.
Stephan e seus companheiros prometem muito barulho, além de chuva de papel picado e outros feitos que são guardados em segredo pelos fãs do time do DF.
Serviço
Valores: os ingressos para a terceira partida da série entre UniCeub/Brasília e Limeira custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
Pontos de venda: as entradas podem ser adquiridas no Pátio Brasil Shopping e na bilheteria do Ginásio da Asceb.