Vítor de Moraes
vitor.moraes@jornaldebrasilia.com.br
O dia era ideal para que o UniCeub/BRB quebrasse o jejum de três partidas seguidas sem vencer o Uberlândia em terras mineiras. O armador Nezinho completava cempartidas pelo Novo Basquete Brasil (NBB) ontem. Mas, mesmo sem o treinador Miguel Volcano – que não tem ainda o visto de trabalho – no banco, o Uberlândia venceu o atual campeão do torneio por 84 x 73.
Com a vitória, os mineiros chegaram ao quarto triunfo em cinco jogos. O UniCeub sofreu a segunda derrota seguida (em quatro partidas). Mesmo assim, Alex, do time brasiliense, foi o cestinha com 23 pontos.
O pivô Cipriano foi novamente titular, já que Lucas Tischer volta a atuar aos poucos, após lesão. O camisa 31 fez bem seu papel no garrafão no primeiro quarto, quando anotou seis pontos e apanhou seis rebotes. O UniCeub começou bem o período, mas os mineiros equilibraram e conseguiram virar o marcador (13 x 12). Os brasilienses passaram à frente novamente (19 x 16), mas o Uberlândia, aproveitando-se do bom quarto do ala Gruber, fechou à frente (20 x 19).
Empurrado pela barulhenta torcida, o Uberlândia teve um segundo período mais tranquilo. O pivô Brasília entrou em quadra e impôs respeito com uma enterrada seguida de um toco. Fragilizado, o UniCeub viu os mineiros abusarem das bolas de três pontos. A diferença chegou aos dez pontos e foi diminuída para seis no fim do quarto (42 x 36).
O UniCeub tentou reagir no terceiro período, mas foi ao último quarto seis pontos atrás (62 x 56). A diferença caiu para um ponto a menos de um minuto para o fim (74 x 73). Mas duas faltas técnicas e uma antidesportiva cometidas pelo UniCeub fizeram os atletas perderem o foco e sofrerem mais dez pontos (84 x 73) nos últimos segundos.